No Canadá, Vale informa pelo celular sobre emergências em toda a região
Sudbury Alerts foi instalado em 2017 e, ao ser lançado, já contava com 60 mil telefones de moradores cadastrados
Um dos vários questionamentos
envolvendo o rompimento da Barragem I da Vale em Brumadinho (MG) é a ausência
de um alerta para que funcionários da mina Córrego do Feijão e as comunidades
do entorno pudessem procurar um local seguro. Aparentemente, segundo relatos
dos sobreviventes, as sirenes não foram acionadas. O diretor-presidente da
Vale, em coletiva de Imprensa realizada logo após o incidente, informou que a
empresa não tinha a confirmação sobre o que teria ocorrido com o sistema de
alerta para emergências. Independente do que as análises futuras sobre
Brumadinho constatem, fica claro que todas as mineradoras, e não apenas a Vale,
devem investir em outros sistemas para captação dos dados, análise de riscos e
rápida divulgação para os potenciais atingidos.
No Canadá, em Sudbury, a mineradora
utiliza um moderno sistema, via celular, que inclusive emite alertas sobre
situações de risco não associadas à sua operação. A mineradora possui na região
cinco minas, uma usina, uma fundição, uma refinaria de níquel e uma das maiores
instalações de rejeitos do mundo, segundo seu Relatório de Sustentabilidade
2017. O investimento inicial no sistema foi de US$ 25 mil e, nos próximos cinco
anos, serão destinados ao projeto US$ 75 mil por ano.
O Sudbury Alerts foi implementado
no início daquele ano e é um serviço público de notificação em massa. A cidade
tem população de aproximadamente 150 mil habitantes e o sistema foi lançado com
60 mil telefones de moradores inscritos. Uma ampla campanha publicitária foi realizada
na ocasião, com o lema “Inscreva-se, receba a notificação e esteja preparado” e
a mineradora organizou um evento aberto durante a Semana de Preparação de
Emergência, para incentivar os residentes a se inscreverem e ainda mostrar como
mitiga responsavelmente os riscos associados às suas operações.
Os moradores podem registrar vários
números de telefone e meios de contato adicionais para receber também mensagens
de texto e até e-mail. Eles recebem alertas sobre emergências ligadas à
mineradora ou qualquer outra de interesse público na região, e orientações
sobre agir.
Segundo a mineradora, os benefícios
do Sudbury Alerts já foram observados no primeiro ano do projeto, em novembro
de 2017, durante uma emergência relacionado ao vazamento de gás em um shopping
local. O prédio foi rapidamente esvaziado e os habitantes foram instruídos a
permanecer longe da área afetada.
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